Google Earth permite-lhe visualizar a Terra e ver imagens de satélite, mapas, terreno, casas em 3D, obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.
A questão que se põe é, será o Google Earth um programa que expõe a nossa privacidade ao resto do mundo? Ou não? Será que temos cada vez mais a nossa privacidade exposta a todos, com este tipo de programas?
As dúvidas estão lançadas, participe com o seu comentário.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Todos nós estamos a ser diariamente vigiados, seja por câmaras de vigilância, ou por outras formas de vigia, o google earth foi só mais uma ferramenta para essa "vigia", não lhe posso chamar vigia mas talvez de visualização de espaços, por querer conhecer a área em questão, ou por mera curiosidade.
ResponderEliminarNão sei se se pode dizer que viola a nossa privacidade.
ResponderEliminarTem a vantagem de podermos viajar e ver novos espaços sem sairmos do mesmo lugar (fisicamente), mas também tem a desvantagem de podermos ver "TUDO" num simples "click".
Bem, sinceramente, nem consigo entender o propósito deste blogLOL.. a maior parte das zonas fotografadas para o Google Earth já estão "outdated" e como é que a privacidade pública pode ser violada se ninguém é fotografado com tamanho detalhe que seja possível reconhecer ninguém...
ResponderEliminarMenos teoria da conspiração.. não estamos na América :)
nao concordo com a opiniao de que o google earth invade a privacidade, pelo contrario, o google earth permite-nos explorar ruas, paises, locais, sem esforços, e com muita facilidade.
ResponderEliminarBem sinceramente talvez ñ seja o google earth que mais me preocupe, é mais um dos meios de controlo público, mas á muito pouco tempo fui parar a uma esquadra da PSP, os motivos ñ os direi, mas fiquei preocupado com a quantidade de informação que eles têm em posse, concluindo é um pouco a razão pelo qual fui baptizado... Ñ tenho escolha possivel... Ivo Gonçalves
ResponderEliminarVerdade yohanne, a n ser que se estejam a referir as casas propriamente ditas, estando com medo de que as pessoas visualizar as suas propriedades, "desactualizadas" claro
ResponderEliminarOlha as ilhas as cidades, e aqui perco-me deliciosamente, e aqui chateio me mto tb. Sei da nossa avançada tecnologia...e a privacidade vai chamar se segurança, e muitas outras coisas sairam fora da nossa órbita. é normal, ñ está no nosso controlo, infelizmente, é o q acho.
ResponderEliminarVamos todos procurar Área51! Top Secret stuff man..
ResponderEliminarPenso que o google earth é, definitivamente, o menor dos problemas em relação a programas que se prendem com a privacidade (neste caso, a falta dela). pará além de este programa estar mais que desactualizado, tambem nao me parece que seja grave conseguirem visualizar, sem grandes promenores a minha casa ou as flores do quintal da minha mãe. preocupa-me sim, as auditorias que podem fazer a qualquer telemóvel, os hackers informaticos,a troca de informações pessoais nos serviços publicos e principalmente ter um satelite sempre em cima do meu planeta no controlo.
ResponderEliminarEm suma, considero que o uso do google earth para além de nao entrar em choque com nenhuma politica de privacidade, pode ser lúdico e até mesmo didático.
Flora Neves
O google earth é uma excelente ferramenta que nos permite viajar pelo mundo sem sair de casa. No entanto a privacidade está salvaguardada pela distorção de imagens em matriculas e caras, por isso para mim essa questão não se coloca.
ResponderEliminarObrigado pela atenção
Penso que o Google Earth representa uma grave violação de privacidade uma vez que imagens de propriedades privadas podem ser colocadas online sem qualquer tipo de autorização, comprometendo a segurança dos habitantes. Não é, pois, de admirar que várias celebridades tenham processado a empresa e exigido que imagens aéreas das suas propriedades fossem "apagadas" da rede.
ResponderEliminarNa minha opinião, as imagens em 'tamanho real' no Google Earth deviam ser exclusivas de propriedades públicas como ruas de cidades importantes, enquanto que para locais de habitações / fábricas ou outros edifícios privados não deviam ter mais pormenor do que uma simples mapa.